Shortcut to main content

Perguntas Frequentes

Como faço para incluir as horas das Atividades Complementares?

Entre na Área do Aluno, link Atividades Complementares e descreva a prática, horas e data ou período de realização. (Na Área do Aluno está disponível a “Estrutura dos Grupos” para orientá-lo(a) em qual grupo deverá incluir a atividade).

 

Após inclusão, imprima o comprovante e entregue-o na Central de Atendimento, com o certificado original para digitalização. Você receberá um comprovante da entrega e, a partir daí, deverá acompanhar o processo pela Área do Aluno. Sendo aceito, o número de horas computadas aparecerá automaticamente em seu Histórico Escolar. Se for solicitada complementação, isso deverá feito no mesmo protocolo.

Devo apresentar o documento original?

Sim. O(a) estudante deve apresentar o documento original para conferência e digitalização. Depois o documento será devolvido ao(à) acadêmico(a).

Se eu estiver fazendo um curso de línguas, poderei trazer alguma declaração da modalidade que eu estou frequentando ou preciso ter concluído?

Precisará ter concluído pelo menos um módulo.

Meu estágio é aceito como Atividades Complementares?

Sim. Seu estágio só será validado se você entregar o Termo de Compromisso, no Núcleo de Estágio, para conferência e assinatura.

 

Como validar? Protocole as horas na Área do Aluno. Entregue na Central de Atendimento a cópia do Termo de Compromisso e a declaração (empresa ou escritório) do estágio realizado.

Trabalho em área relacionada a meu curso. Posso utilizar a comprovação como Atividades Complementares?

Sim. Mediante declaração do RH da empresa que comprove o exercício da função e Carteira de Trabalho descrevendo a função.

Posso obter horas de Atividades Complementares com um curso de língua estrangeira feito com professor particular?

Não. Apenas se consideram os cursos em escolas, pois deve ser apresentado certificado de conclusão do curso ou módulo em papel timbrado e carimbo contendo CNPJ da escola.

Posso obter horas de Atividades Complementares com um curso preparatório?

Sim. Ele será analisado pela Supervisão desde que seja referente à respectiva área de graduação. Você não pode contar as horas de um curso em andamento. Ele deverá estar concluído para a solicitação ser protocolada.

A publicação de artigo em jornais e na internet valem como Atividades Complementares?

Sim. As publicações devem ser comprovadas e serão analisadas pela Supervisão. Tais publicações valem em média de 2 (duas) a 4 (quatro) horas. Essa atividade deve ser protocolada no grupo 2, pois não se configura como publicação científica.

Posso aproveitar algumas disciplinas de outra faculdade?

Sim, desde que sejam realizadas simultaneamente com a atual graduação ou você seja aluno(a) transferido(a). No caso da transferência, serão aceitas como Atividades Complementares as disciplinas que não foram usadas como equivalência e que de alguma forma possam contribuir para complementar a graduação.

Quantas horas valem como Atividades Complementares as presenças em bancas?

Você pode usar como Atividades Complementares a presença em 2 (duas) bancas. Para bancas de graduação considera-se 1 (uma) hora para Atividades Complementares, pós-graduação lato sensu 2 (duas) horas e pós-graduação stricto sensu 3 (três) horas.