Como forma de encerrar o semestre e para apresentar os trabalhos de uma forma dinâmica, os alunos do Curso de Design de Animação realizaram um Fórum de Projetos. Eles deveriam levar uma proposta inicial de roteiro, argumento e storyline dos produtos que eles desenvolverão no próximo semestre. O Módulo B propôs uma animação 2D e o Módulo D, um conceito de animação que componha uma intervenção/instalação artística.

Os critérios para apresentação eram que os estudantes pudessem, em cinco minutos, realizar a exposição e, em outros cinco minutos, defender as ideias a partir das perguntas dos professores e colegas. Os trabalhos do Módulo D, por ser o último Projeto Integrador, foram centrados no esforço individual. Já nos demais módulos, as propostas foram individuais e o desenvolvimento dos produtos no próximo semestre será em grupos.

O formato “fórum” foi justamente para que a formação das equipes para a etapa de produção se desse pelo interesse dos alunos nas temáticas dos trabalhos apresentados pelos colegas. Assim, evita-se que alguém entre no grupo sem conhecer ou ter afinidade pelo projeto. Democraticamente, a própria comunidade de aprendizagem escolhe os produtos que serão desenvolvidos e qual será a participação de cada um no processo.

No caso do Módulo B, os trabalhos escolhidos serão elaborados dentro das disciplinas e com a orientação do professor responsável pelo Projeto Integrador.