No dia 6 de outubro, o UNCURITIBA sediou o PHP Day, um modelo de evento que consiste em um dia inteiro de palestras voltadas ao universo da linguagem de programação PHP. Realizado em parceria com o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o PHP Day reuniu dois palestrantes keynote (palestrantes-chave), 6 talks e um convidado surpresa: o criador da primeira versão do PHP, Rasmus Lerdorf.

No período da manhã, a palestra de abertura foi com Marcel Gonçalves dos Santos, que abordou a “Introdução à Programação Assíncrona em PHP”. Além dele, Domingos Teruel falou sobre o tema “Criando Aplicações Seguras com PHP” e Vinícius Bail Alonso focou no assunto “Entendendo os famosos Test Doubles”.

Já no período da tarde, quatro talks foram apresentados: Johnathan Cardoso com “O que aprendi pelo caminho. 30+ conselhos que todo desenvolvedor deve levar para a vida profissional”; Márcio José Conceição com “Resiliência de Sistemas PHP”; Flávio Lisboa com “Algoritmos Genéticos em PHP”; e Gilmar Pupo com “PHPCR: Persistência de arquivos com Doctrine e Apache Jackrabbit”.

O palestrante keynote da tarde, Vinícius Campitelli, discursou sobre “Boas práticas na prática” e o convidado surpresa, Rasmus Lerdorf, encerrou o evento apresentando um panorama geral sobre os primórdios do PHP, seguido pela última atualização da linguagem, o PHP 7.3, sua performance, otimização, análises estatísticas e perfil. A palestra foi em inglês.

Fotos por: UNICURITIBA e PHP PR