Durante todo o mês de outubro, os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico e Psicologia do UNICURITIBA promoveram o Outubro Rosa Intercursos. O encerramento aconteceu no dia 26 de outubro, mas as ações e palestras foram realizadas durante o mês inteiro.

Os objetivos do evento foram: contribuir na conscientização do público feminino sobre a importância da realização de exames de prevenção; abordar o tema trazendo uma perspectiva de recuperação da autoestima feminina; e estimular a discussão e construção de recursos tecnológicos que possam facilitar o acesso à informação e à troca de experiências.

A abertura do Outubro Rosa Intercursos contou com duas palestras. A primeira, com o médico Dr. Cícero de Andrade Urban, que falou sobre “Câncer de Mama: avanços na prevenção, diagnóstico e tratamento”. A segunda abordou “A relação da psicologia com a doença”, ministrada pela psicóloga Vera Lucia Boeing.

Na segunda semana, o antropólogo e professor Christopher Augusto Carnieri tratou sobre “O papel antropológico da tatuagem”. Depois, uma mesa-redonda composta pela psicóloga Jociane Casellas, pelo tatuador Fellipe Shake e pelo Prof. Christopher debateu diversos aspectos da recuperação da autoestima das mulheres por meio da tatuagem.

A terceira semana trouxe uma apresentação dos produtos sociais do Instituto Humsol e uma palestra com o tatuador Rogelis Arbigaus, que falou sobre o processo criativo da tatuagem e sua aplicação na pele.

A exibição do filme “A Pele que Habito”, do diretor Pedro Almodóvar, deu início ao encerramento. Após a exibição, Sonia Formighieri, do Instituto Humsol, apresentou os projetos realizados pela entidade. Os testemunhos da Michele Jamkoski, do Instituto Humsol, e da Angelita Pliszka, egressa do Curso de Design Gráfico do UNICURITIBA, encerraram o Outubro Rosa Intercursos.

Além das palestras, foram arrecadados 147 lenços, os quais foram doados para o Instituto Humsol. Destes, 42 foram recebidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica (NPEA) e os outros 105 foram doados pelo Curso de Design Gráfico, com estampas elaboradas pelos próprios alunos.